domingo, 12 de maio de 2024

Opinião: o programa de Heleno Silva na Xingó FM foi encerrado?

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email
Imprimir
hsilenciado

Revista Canindé/SE – O programa Espaço Sertanejo, do ex-prefeito Heleno Silva, não foi exibido no último sábado, 27. Em seu lugar, um outro quadro foi apresentado com conotação para pautas evangélicas. Causou estranheza e pessoas estão se perguntando: O programa do pastor Heleno, ficou fora do ar ou foi encerrado pela emissora Xingó FM? O novo programa já teve alguma conotação política, foi a análise observada por muitos.

Como de costume, o público que segue o programa aguardou o início e, ao invés da voz de Heleno, ouviu-se a de outra pessoa e em seguida percebeu-se uma nova formatação, desde a abertura que não se apresentou como programa Espaço Sertanejo, em seguida a mudança da música e por fim o início. A Xingó não emitiu nenhuma Nota oficial sobre o assunto ou aviso perante a mudança ou fato da falta de exibição. Heleno também não relatou nada, mesmo sendo questionado pelo site Revista Canindé, até o momento. Música, informação, entrevistas e descontração marcam a identidade do programa exibido por Heleno.

Nos bastidores a informação é a de que o programa foi encerrado, ao menos até que passe o período eleitoral de 2024. Os motivos, segundo duas fontes, é a de que Heleno declarou apoio à Kaká Andrade e isso não foi aceito pela direção da emissora – jornalista Luiz Eduardo Costa – que decidiu por retirar o Espaço Sertanejo do ar e em seu lugar colocar outro com parte da mesma conotação.

O Espaço Sertanejo existe há mais de 20 anos, era um dos quadros mais assistidos da Xingó FM, ficando na mesma linha de ibope do Jornal da Xingó e a Voz do MST. A relação de Heleno com a direção da emissora tem base sólida. Acredita-se que esse fato ou mal estar seja superado adiante, contudo, não fez bem para a paz de Heleno, pois teve sua voz silenciada. Não se compreende a atitude de Luiz, mas como proprietário, tem poder para tal.

Historiando

Em 2020, Heleno e Luiz Eduardo Costa estiveram juntos apoiando o projeto político de Kaká Andrade para prefeito, ambos fizeram ainda o papel de marketeiros direcionando todas as qualidades positivas para Kaká. Luiz foi uma máquina em favor do projeto, produzindo textos em seu blog, falando exaustivamente da competência administrativa e da qualificação de Kaká. Nas entrevistas que conduziu com os pré-candidatos na emissora Xingó durante o período de campanha, usou um verdadeiro arsenal contra os adversários visando a vitória de Kaká, influenciando na análise do eleitorado e por conseguinte no processo político.

Mesmo sem vitória, o historiador e jornalista Luiz Eduardo continuou na oposição e defendendo Kaká, até quando ambos, Weldo e Kaká, decidiram se juntar na nova caminhada de 2024, com Kaká sendo pré-candidato a prefeito. Luiz não foi consultado por Kaká nessa união. Seria essa a insatisfação do estrategista e marketeiro Luiz Eduardo Costa? Heleno como político tomou a decisão de apoiar Kaká Andrade, como o fez antes.

Luiz parece ter ido de encontro ao que ele mesmo tanto defende: que as pessoas possam ser livres para fazer suas escolhas sem serem perseguidas, como escreveu para o site Revista Canindé na época em que reproduzíamos os escritos do nobre escritor.

Silenciar a voz de Heleno é silenciar a voz de toda Canindé.

Por Adeval Marques

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *