A Cavalhada de Canindé de São Francisco será exibida em uma produção realizada por meio da TV Alese, a TV da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe. Manu Santiago, que compõe a equipe de trabalho, esteve no Município no sábado dia 17/04 com a cinematografia, e entrevistou Toinho de Daniel que é um dos membros e mantenedor da cavalhada local.
Segundo Irineu Fontes, responsável pela produção do evento, a intenção é divulgar a cultura de Sergipe, Turismo e outras áreas, bem como pessoas que fazem a arte no Estado. Nesse quesito, as pessoas que fazem cultura precisam ser valorizadas, elas são “mestres da cultura” porque trabalham a identidade cultural fazendo com que ela se mantenha viva.
Segundo Neu Fontes, são mais de 150 grupos de Cultura Popular em todo Estado englobando mestres artesãos e de grupos de folclores; mestres poetas, mestres vaqueiros, aboiadores, entre outros. A intenção da Alese é o de alcançar os 75 Municípios de Sergipe, assim pensa Luciano Bispo, atual presidente da Assembleia Legislativa.
Todo o contato para a realização do Documentário em Canindé de São Francisco foi realizado entre Manu Santiago e Adeval Marques, Professor de História que também trabalha – isoladamente desde 2008 e com as sobras de tempo – em documentar e registar em fotos, vídeos e livro, parte da cultura popular local.
O Documentário estará sendo disponibilizado na TV Ales, site oficial da instituição e todas as demais mídias sociais da Assembleia Legislativa.
Por Bercan Silva
Foto: Arquivo Revista Canindé